quinta-feira, 25 de novembro de 2010

24o Dia - 23/11/10 - Terca - Coyahique / Quellon - 394 km + 11 horas balsa


Já’ havia provado da Patricia , da Quilmes , da Beagle , entre outras .... mas ontem foi a vez da Kunntsman Torobayo , boa também essa ruiva chilena !!! hehehehehehe
Saimos debaixo de chuva de Coyahique , e ela parecia que não ia dar trégua , dito e feito ! uma pena , mas pegamos o mais bonito trecho da mais bonita e remota estrada do mundo (carretera austral) com muita água. Se não fosse a chuva , a cada curva seria um click : picos altíssimos com neve , muito verde , cachoeiras bem ao lado da estrada , lagos e incontaveis rios que estavam com o volume de água acima do nível normal devido as chuvas . Isso aqui com sol deve ser ESPETACULAR !!
Entramos em Puerto Aysen para conhecer a ponte estaiada e ir a um supermercado , seguimos pelo asfalto ate próximo de via Armengual , depois a Carretera vira ripio novamente , se estreita  a ponto de so’ passar um carro em certos trechos , num zig-zag e sobe-desce , e adentra o Parque Nacional Quelat , lugar este com samambaias gigantes e uma vegetação diferente , com folhas enormes , paisagem de filme de ficcao.  



Entramos para conhecer o Ventisqueiro Colgante , que e’ um glaciar pendurado na montanha ; após 2,5 Km ate a portaria do parque e mais 600 metros de trilha a pe’ chegamos ao mirante , mas apesar da chuva ter dado uma trégua a neblina cobria o ventisqueiro , tiramos algumas fotos ruins e fomos embora ...

Ventisqueiro Colgante





Chegamos então a Puyuhapi , aonde pretendíamos passar a noite em umas termas do outro lado do fiorde , com acesso via barco , mas o escritório que fica ao lado de um criatório de salmao estava fechado e num café mais adiante me disseram que a diária era  cerca de  U$ 400,00 , sem chance ! tocamos em frente ate Puerto Puyuhapi , aonde abasteci e paramos para um café , e foi ai que tudo mudou !!!!
Eu já havia desistido do roteiro que havia planejado , que seria seguir em frente ate Chaiten , a cidade que foi destruída pela erupção de um vulcão poucos anos atrás , e pegar o ferry para Quellon , na ilha de Chiloe , mas  quando liguei hoje cedo me informaram que nessa época o ferry não estava transportando veículos , apenas passageiros . A outra opção seria o ferry de Chaiten ate Hornopiren , esse levava carros mas também so passaria no domingo , sem chance , a opção única seria já ir direto de carro para a Argentina via Futaleflu e depois Bariloche , mas não era bem o que eu queria  ....
Mas então a mulher do café me disse que havia uma chance do ferry que viria de Puerto Chacabuco parar em Puerto Marin Balmaceda antes de seguir para Chiloe , e que eu deveria tentar , isso eram 16:00 da tarde e ai que começou a novela...
Em Puyuhapi a mulher do centro de informações turísticas confirmou a informação , mas me mandou para o centro de Informacoes  Turisticas de La Junta , alguns Km a frente , e la chegando a novela se complicou :
Sim , existia o ferry que iria partir de Puerto  Marin Balmaceda as 23:00 Hs , porem antes disso eu  precisaria cruzar um braço de mar em um canal em uma outra balsa menor , que faria seu ultimo turno as 17:30 hs , e já eram 17:00 Hs , e eu estava a 70 Km de la , sem chance .
Pois bem , a funcionaria do centro de inf turísticas foi 10 , uma pessoa que realmente gosta de seu trabalho, fez inúmeras ligações de seu próprio celular , reservou vaga no ferry , e ainda conseguiu que a balsa menor fizesse uma viagem cruzando o canal com apenas com meu carro , as 19:00 Hs , 1 hora e meia depois do fim do expediente deles ! não sei o nome dessa mulher , mas ela merece os parabens !!
Chegando na balsa , dei uma buzinada para o balseiro que estava do outro lado , conforme instruções ;  este veio e me atendeu muito bem , perguntei quanto era e me disse : nada ! esse serviço e gratuito !!! sei não se fosse em outro pais que conheço ...
Chegamos em Puerto Marin Balmaceda , a cidadezinha e’ minúscula , não existe restaurantes e tivemos que cozinhar mais uma vez , o porto estava deserto , la pelas 23:30 comecou um movimento de pessoas e veículos , e as 1:30 hs da manha quando fui embarcar meu carro o funcionário me disse que não havia vaga !!! expliquei que tinha reserva , bati o pe’ , rolou um stress , no fim remanejaram os carros e acharam uma vaga pra camionete !!! saímos as 2:00 hs , o ferry fez uma escala na ilha de Melinka e chegou ao seu destino Quellon/Chiloe’ as 13:00 hs do outro dia , 11 horas de viagem , dormimos no carro , na madrugada fez 7 graus...




0 comentários:

Postar um comentário

 
temas blogspot - mario jogos