domingo, 21 de novembro de 2010

21o Dia - 20/11/10 - Sabado - El Calafate/El Chalten - 252 km

El Calafate acho que foi a cidade mais fria que passamos ate agora , pela manha chegou a fazer 6 graus .
Voltamos para a lendária ruta 40 , e fizemos uma parada para um café , umas das melhores empanadas ate agora  e algumas fotos no não menos lendário Parador La Leona , local de muitas historias e acontecimentos , entre eles a passagem por aqui de Butch Cassid e Sundance Kid , dois dos mais famosos ladrões de banco americanos , a quase 100 anos atrás ,  mas ai já e’ uma longa historia ...
Depois de La Leona , deixamos a ruta 40 e entramos na estrada para El Chalten , nosso destino de hoje , foi ai que peguei o vento mais chato de toda a viagem , tinha que andar a 80 km por hora e em quarta marcha para o carro ficar mais firme e manter o motor cheio , e o consumo de combustivel aumenta tambem ; não que existia o perigo de capotar ou algo parecido , mas transmite uma sensação de insegurança e a tensao cansa também , o vento era tanto que em uma longa descida vimos um ciclista viajante ter que descer da bicicleta e andar  empurrando-a , fazendo um grande esforco para manter a bicicleta em pe’ devido ao vento lateral , imagino como sofrem os motociclistas aqui ... um pouco antes da cidade , a esquerda tem-se uma bela vista do Glacial Viedma ,
O que esqueci de comentar nos posts anteriores e’ a imensa quantidade de santuários  em toda a Argentina desde Buenos Aires e também no Chile em homenagem a Gauchito Gil e a Defunta Correa , duas pessoas a quem se atribuem milagres e são considerados santos protetores das estradas , no primeiro amarra-se muitas fitas e bandeiras vermelhas , e na segunda depositam-se centenas de garrafas com água em cada santuário , pois a mesma morreu de sede no deserto ...
El Chalten e’ uma cidade nova , tem apenas 25 anos de fundação , esta crescendo rapidamente com o turismo e tem otimos restaurantes e vários hotéis e pousadas para todos os bolsos , mas peca em estrutura basica ainda.
Pensei que o PN Torres Del Paine reunia a maior quantidade de trekkers , mas isso foi ate chegar aqui , o numero de pessoas percorrendo as longas trilhas a pe’ e escaladores e’ impressionante e todo o trade do turismo por aqui esta’ voltado para isso.
Fui abastecer e descobri que aqui era um dos locais da Argentina que estava tendo racionamento de combustível , me parece que algo relativo aquela paralizacao dos petroleiros que vi em Comodoro Rivadavia e comentei aqui a vários posts atrás ; estava liberado apenas 60,00 pesos argentinos por veiculo , porem o dono do posto que me atendeu começou a perguntar da viagem e tal , e ai consegui colocar 160,00 pesos , suficientes para quase encher o tanque e chegar com folga ate Bajo Caracoles ou ainda em Perito Moreno ; nestas horas o carro adesivado ajuda . .
O clima aqui se alternou dezenas de vezes no mesmo dia entre sol , chuva , vento , muito frio , e ate’ mesmo pequenos pedaços de neve começaram a cair no fim da tarde , que na verdade era a chuva congelando ; o recepcionista do hotel nos disse que deveria estar entre zero e um graus , para acontecer este fenômeno , retiro que El Calafate era a cidade mais fria , la’ fora ta um gelo !!!
Ficamos frustados pois não conseguimos ver os Cerros Torre e Fitz Roy , as duas vedetes daqui , e o sonho de muitos escaladores ,  pois estavam totalmente encobertos por nuvens . Espero que amanha pela manha antes de irmos embora eles dêem o ar da graça .
Amanha temos que pular cedo , a estrada e’ longa ... e não e’ das melhores.



Parador La Leona




0 comentários:

Postar um comentário

 
temas blogspot - mario jogos