sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

34o Dia - 03/12/10 - Sexta - Vina del Mar / Mendoza - 417 Km

Ontem a noite no jantar provei talvez a melhor cerveja da viagem , a Kuntsmann Miel , feita com base de mel , muito boa , cheirosa , e nao e' enjoativa como achei que fosse ; depois disso fomos conhecer o cassino de Vina , quase tao famoso como o de Punta del Este , e muito mais lotado , muita gente apostando , os caca-niqueis e roletas entupidos de gente .
              Hoje saimos um pouco tarde de Vina , devido ao fato de procurar um supermercado para comprar uma caixa da tal cerveja de mel .... hehehe
             Os cerca de 400 km que separam Vina del Mar de Mendoza sao mais longos e demorados do que parecem , mas o visual e' fantastico , surreal , quem como eu nunca tinha visto montanhas desta altura fica impressionado . So' a subida dos andes sao 55 km de curvas que fazem a serra do rio do rastro parecer juvenil , e depois disso tem ainda a descida . Durante a subida o carro sente , enfraquece , perde potencia , as vezes e necessario andar em segunda marcha , e ate' em primeira ; o corpo tambem se entorpece .
            A divisa Chile/Argentina fica dentro do tunel cristo redentor , a uma altura de 3.195 metros , e a imigracao/aduana integrada entre os dois paises fica 15 km a frente , dentro de um galpao protegido do frio e da neve do rigoroso inverno .

Antes da aduana , pegamos uma estrada de terra a direita para ir ate o monumento Cristo Redentor , que fica na antiga estrada que cortava os andes e unia os dois paises ; curvas muito fechadas e chegamos a 3.780 metros de altura (sera' a maior altitude de toda a viagem), e ainda assim nao conseguimos chegar ate' o cristo , havia gelo na pista impedindo a passagem , retornamos ...

Antes de chegar a cidadezinha de Uspalatta , passamos em puente del inca que e' uma ponte natural feita de pedra , aonde chegou a funcionar um antigo hotel termal , passamos na entrada do Parque Aconcagua e fomos ao mirante ver a maior montanha das americas , e visitamos tambem o cemiterio do Andinista , aonde estao enterrados muitas alpinistas de todas as nacionalidades que perderam sua vida tentando escalar o Aconcagua . Existem sepulturas muito antigas , com mais de 70 anos , e muitas homenagens .

De Uspalatta resolvemos ir 'a Mendoza por uma estrada alternativa , 40 km mais curta , porem de terra e que passa pelos famosos "Caracoles de Villavicencio" , teria arrependido se nao fosse tao bonito , como o nome ja diz , sao curvas e mais curvas de 180 graus , em descida , aonde so passa um carro em alguns pontos , essa estrada corta o Parque Villavicencio , de propriedade da agua mineral mais famosa da Argentina .

Chegamos em Mendoza e pegamos um hotel bem na praca , perto de tudo e ja peguei os contatos para amanha visitar duas viniculas , a Cateza Zapata e a Familia Zucardi .